A minha história com o Reiki
Quando quiser falar de Reiki fale de si e da sua experiência.
Ao meu primeiro contacto com Reiki foi no seguimento da prática de yoga e de toda a envolvência de energia, bem estar , a tão tão almejada necessidade de me compreender e compreender as outras pessoas. A palavra cura atraiu me muito , mas isso já existe dentro de mim desde sempre. Como me curar, como ajudar a curar as outras pessoas. Fui me iniciando até ao terceiro nível e só depois passei a aplicar junto com o shiatsu. Percebi que a energia fluía ao aplicar a massagem, embora fossem terapias distintas tornaram se complementares. Há 20 anos o Reiki era tabu hoje finalmente é reconhecido. Tive dificuldade em cobrar pois sentia que era um privilégio canalizar. Com o tempo percebi que o meu tempo, a minha disponibilidade tinha valor e que tal como outros terapeutas devia seguir o preçário atualizado.
Reiki à distância
Há 16 anos foi me dado Reiki à distância, resisti, pois apesar das evidências quando canalizada a corpo, duvidei da eficiência no caso da canalização à distância.
O retorno foi fantástico! O que as pessoas relatavam coincidia, o que era transmitido era extraordinário.
Com o tempo e sempre com dúvidas alguém me responde com esta frase -” Mónica estamos todos em rede , tal como os computadores… ” Isto dito por alguém com credibilidade para mim . E, olhem que eu sou exigente….! Na época da gravidez do meu filho mais novo há 8 anos essa vertente, de Reiki à distância passou a ter um grande impacto em mim e em quem procurava a terapia. Com uma gravidez pré-termo o meu trabalho passou a ser desenvolvido dessa forma.
O que é o Reiki?
É uma terapia para todos e que pode ser canalizada por todos os que estiverem iniciados. O processo de iniciação permite à pessoa receber e/ou canalizar maiores quantidades de energia Vital cósmica para si, e onde colocar as mãos, seja água, comida, pessoas, plantas animais (ficam o tempo que quiserem). Nas pessoas é necessária a permissão. Apesar de o Reiki ser uma energia inteligente e de Amor ao próximo é importante respeitar a privacidade, vontade e disponibilidade individual, assim como espiritual, pois mesmo com permissão verbal temos de perguntar se espiritualmente está recetivo/a.
A terapia Reiki
- “Antes de curar alguém, pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer”.
Qualquer que seja o terapeuta ou terapia, nada se deve prometer. É a pessoa que se responsabiliza pelo seu processo durante a caminhada. Muitas vezes vão surgir orientações, pontos de esclarecimento, mas sempre conclusões que a própria pessoa alcança.
Identificar, reconhecer e permitir se sentir é muito importante. Só assim se sai, de um registo recorrente de padrão de dor.
Na terapia Reiki é muito comum (falo por experiência própria e relatos) lembrar do que desconhecíamos existir… nessa fase terapêutica também é comum encarar esses acontecimentos (os dolorosos), com mais suavidade, com alguma perspetiva de compaixão pelo outro. O entendimento que adquirimos dos acontecimentos traz Amor.
É a frase que melhor descreve o que senti várias vezes.
Necessidade de um terapeuta
Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder…para me encontrar….
Florbela Espanca
O terapeuta ajuda a pessoa a encontrar o seu caminho , orienta , coloca dúvidas , mas jamais dá certezas. Seja qual for a terapia esse é o único papel que o terapeuta deve ter. Esse caminho com itinerário, sempre esteve presente, mas distorcido por acontecimentos da vida e suas respetivas reações e emoções. A auto descoberta é algo maravilhoso. No entanto, o terapeuta vai proporcionar uma maior clareza , vai ouvir sem julgar , vai estar lá quando for necessário relembrar o compromisso de auto responsabilização pelo processo .
E nesse processo tem momentos que a sombra predomina tem outros que a Luz se torna inspiradora, alcançando assim a Compaixão individual e coletiva.
Mónica Amarante
Formadora e Terapeuta