O que é o Yoga e como o pode ajudar
Um exercício só pode dar os seus frutos se o praticarmos sem interrupções durante um largo período de tempo . E se for alimentado com a grande confiança que nele depositamos e com o interesse que cresce no nosso interior.
Yoga- Sutras de Patañjali I, 14
Hatha Yoga, ” Ha ”significa Sol e “tha” Lua. Isso refere-se ao equilíbrio do masculino e do feminino, do dia e da noite, do positivo e do negativo, do yin e yang do quente e do frio, ou de quaisquer outros opostos, mas complementares. Inicialmente o objetivo principal do Hatha Yoga era possibilitar ao aluno o encontro com Deus: através da prática o aluno sente a sua energia Vital (prana) e que a sua respiração é o seu contacto com o Divino, aproximando-se assim da sua própria Divindade. Desenvolver os dois lados do corpo e induzir os dois hemisférios cerebrais a um funcionamento equilibrado. O fluxo do ar respirado pela narina direita apelida-se de solar e o respirado pela narina esquerda de lunar.
A vida rotineira e repleta de tensões que se instalam no físico traz sobrecarga e exaustão. O yoga traz um sistema de manutenção de saúde duradouro, consciência corporal beneficiando todas as estruturas anatómicas, sistema e órgãos. O corpo modifica, assim como a mente e o estado emocional.
Consciência do seu corpo
Existe a libertação do stress, pois os exercícios de relaxamento contrariam os efeitos deste. Os de flexibilidade previnem e aliviam a tensão muscular e a respiração profunda permite atingir uma maior calma, reposição de oxigénio e equilíbrio mental e emocional.
E é aqui na respiração que o Yoga se distingue de outras formas de exercício, pois oferece, exercícios que alongam, fortalecem, tonificam, alinham e melhoram a saúde de todo o organismo e trazem estabilidade emocional, sempre com a coordenação da respiração com cada postura. Concentrando-se no presente, no que está a fazer sem qualquer competição, pois cada um pratica dentro dos seus limites e capacidade pessoal.
Quanto mais simples for a postura, melhor poderá concentrar se em si próprio. Aprenda os movimentos , perceba as posturas que domina e descobrirá as que lhe trazem problemas . Só depois deve passar para posturas mais complexas , sempre com a perceção de que o que sente nas posturas, asanas, permite-lhe reconhecer como o seu corpo está estruturado e consequentemente que formas de comportamento desenvolveu na sua vida. Ficará assim também, consciente, com quais se renova ao praticar e as que lhe trazem alegria.
Segundo o Yoga a saúde tem várias componentes:
- Postura
- Respiração
- Meditação
- Relaxamento
- Sono
- Pensamento positivo
- Dieta saudável
- Boa prática!
“Não continue a viver do mesmo jeito antigo. Trabalhe a sua mente para que alguma coisa seja feita para melhorar a sua vida, e então, faça. Mudar a sua consciência é tudo o que é necessário fazer.”
Vantagens do Yoga
O Yoga tem muitas vantagens:
- Proporciona saúde equilíbrio emocional;
- Maior flexibilidade, vitalidade e força;
- Respiração consciente e aumento da capacidade toráxica;
- Reforça do sistema imunitário;
- Diminui stress e dores;
- Maior qualidade de vida;
- Maior capacidade de discernimento em situações difíceis,
- Sensação de auto estima, segurança, felicidade, bem- estar e energia.
É possível relaxar, mesmo nesta contínua exigência que é a nossa rotina.
“O pensamento deve-se a duas causas:
A respiração e as sensações.
Se restringirmos uma das duas, a outra também silencia.”
Hatha yoga
Pradipika IV, 21-22
É possível relaxar, mesmo nesta contínua exigência que é a nossa rotina.
Ter a experiência, da respiração profunda e reparadora está ao alcance de todos.
Nesta prática, conseguimos alcançar a nossa energia vital, a nossa força interior, o centro do nosso Ser.
Diminuímos as tensões desnecessárias e prejudiciais. Ou seja, a ansiedade saudável, a capacidade de fazer acontecer mantém se, mas acresce o sentir e o agir de forma mais equilibrada. Ao longo dos séculos, sempre houve stress por diferentes motivos. No dia a dia temos de viver com suspeitas e incertezas.
A respiração traz nos ao centro do nosso Ser. A respiração é o Sopro Divino.
Conectar se com a Respiração é aceder a respostas mais acertivas. É um caminho, que permite distinguir o que interpretamos, percebemos e o que realmente acontece. Pois há uma pausa, uma reflexão, antes de agir.
Seremos capazes, de cada vez mais, interromper os esquemas mentais, que nos invadem constantemente e com mais frequência impedir que surjam. Experimentaremos assim outras formas de pensar, sentir e agir.
Exercício prático
Segue uma pequena orientação para praticar:
- Experimente sentar se confortável e com a coluna ereta.
- Deixe os pensamentos entrarem e sairem. Só o facto de os constatar, já entrou em meditação.
- Agora observe sem qualquer apreciação ou julgamento , a sua respiração e o seu corpo.
- Se decidir avançar com a prática, procure focar a atenção na respiração.
- Sempre que um pensamento vem, a sua atenção volta à respiração.
Os pensamentos vão sempre “aparecer “.
Mas o seu foco será sempre a Respiração.
A Satisfação de Relaxar e Usufruir biologicamente do ar que entra e sai…ativando saudávelmente tudo, até às suas células …
Inspire e mentalmente repita AMOR expire e mentalmente repita SAÚDE .
Pode usar as palavras, mantras que fizeram mais sentido para si no momento.
Mónica Amarante
Formadora e Terapeuta